it-Parceiros do Meio Ambiente
Desde quando a AAMHOR lançou no segundo semestre de 2019, o projeto SE VOCÊ NÃO QUER, NÓS QUEREMOS, duas empresas tem sido sua base: a ALMEIDA AMBIENTAL que dispensa comentários e a CICLOS SERVIÇOS AMBIENTAIS, uma pequena empresa de reciclagem, que semanalmente, faz a coleta dos itens depositados pela comunidade, no Container do projeto que fica nos fundos das duas emergências do HRSJ e ICSC.
Hoje vamos conhecer um pouco mais da CICLOS e os sonhos do Luis, que desde criança, é encantado pelo meio ambiente, e percebeu que podia contribuir com a sua preservação, atuando na reciclagem. Luis é casado há 19 anos com Terezinha Elisa, a quem tem muito respeito, principalmente quando ela diz: "ouça e aja mais e fale menos". Desde 1996, justo no ano da Fundação da AAMHOR, Luis iniciou sua história com a reciclagem. Numa carroça que ele puxava no muque, ia buscando os itens que poderia reciclar. Somente em 2010 é que pode comprar seu primeiro transporte, para ajudar no seu projeto: uma Fiorino. Depois foi uma kombi, uma sprinter e uma Ducato.
"É um trabalho árduo e insalubre, mas muito dinâmico e compensador"- declara Luis Carlos Slevienski, que recolhe de tudo: papel, papelão, alumínio, chumbo, cobre, eletro, ferro, lata, latão, aço, plástico e PVC. E ainda o que mais investe atualmente: eletro eletrônicos.
E recolhe todas as doações que são realizadas e deixadas 24 horas, no conteiner da AAMHOR.
"Nossa expertise tem a ver com o nosso compromisso com empresas, que ao descartarem seus antigos equipamentos, não desejam ter seus dados vendidos ou mau utilizados, pois na CICLOS temOS um processo de destruição total, onde garante e dá esta segurança para o cliente. Estamos formatando uma parceria com a AAMHOR para ampliar este atendimento junto às empresas e os condomínios" - informa Slevienski.
Enquanto sonha e trabalha intensamente para organizar e atualizar sua empresa de reciclagem, Luis faz o que pode para deixar tudo dentro das normas, como por exemplo, após os seus parceiros efetuarem a retirada e itens de todos os materias recolhidos, o que não tem como aproveitar, são destinados ao container de restos da Comcap, para quem paga uma taxa, visando dar o descarte correto aos insumos não re-aproveitáveis.
Durante este período de realização do projeto SE VOCÊ NÃO QUER, NÓS QUEREMOS, a AAMHOR arrecadou mais de R$ 83 mil reais - que veio do lixo - isto em plena pandemia, onde boa parte foi utilizada para os kit higiene. Muitos dos itens, são materiais que são descartados dentro dos hospitais, como embalagens e insumos que podem ser reaproveitados. Mas pode ser muito maior, se houver a adesão de empresas, construtoras, condomínios e do público em geral.
"Com a ampliação destes recursos, insumos, equipamentos e reformas estão e poderão ser realizadas nos dois hospitais atendidos pela AAMHOR, e estará retornando para a comunidade onde estas empresas estão inseridas." - Luis enfatiza confiante.
Quem precisar de mais informações sobre o projeto pode entrar em contato pelo e.mail aamhor.hospital@gmail.com ou pelo whatssap 48 99901 2130.
Para conhecer mais sobre o SE VOCÊ NÃO QUER, NÓS QUEREMOS, clique na foto do Container acima. E não esqueça.
JUNTOS SOMOS MAIS FORTES!