Cooperativismo Social

11/08/2021 18:54

Num encontro com Associados na Agência Kobrasol em São José-SC, profissionais do Sicredi explanaram sobre o Programa Crescer, que expõe sobre a história do Cooperativismo no mundo e no Brasil.

Em meados de 1844, numa cidadezinha do interior da Inglaterra, os moradores de Rochdale, em Manchester, não conseguiam comprar o básico para sobreviver nos mercadinhos da região. Assim, surgiu a primeira Cooperativa.

Atualmente, as cooperativas estão presentes em mais de 150 países. Elas empregam 280 milhões de pessoas, o que significa uma faixa de 10% da população do mercado formal. Outro dado interessante é que 1 em cada 7 pessoas do planeta são associadas a uma cooperativa. Por outro lado, existem 1,2 bilhão de cooperados. 

A força do Cooperativismo de crédito no mundo

França – 60%, Holanda - 41%, Alemanha - 25%, Itália – 24%, Noruega, Eua e Canadá com 10% cada. No Brasil, estamos 

crescendo e hoje já está em mais de 4% - empregando formalmente mais de 420 mil pessoas.

Brasil possui mais de 5.300 cooperativas, sendo que destas, 916 são cooperativas de crédito e 10,1 milhões de cooperados. Se as cooperativas fossem uma única instituição financeira, já seriam o sexto maior banco do Brasil. Atualmente, representam 5% dos depósitos de todo o sistema financeiro. A primeira cooperativa que surgiu no Brasil foi criada pelo Padre jesuíta Theodor Amstad, um suíço que em 1902 vendo a dificuldade de agricultores numa vila de Nova Petrópolis- RS, ensina e institui o processo de Cooperativismo.

Atualmente, a Sicredi tem no Brasil, mais de 4 milhões de associados, espalhados em1.600 agências, em 22 estados e 202 municípios. E movimenta mais de 95 bilhões de ativos. Seus associados são partícipes dos resultados anuais da entidade, além de poderem contar com um atendimento personalizado e diferenciado.

No evento realizado nesta segunda, dia 11 de Agosto, Cooperados da China In Box, G+Ambiental, Rotary, AAMHOR, Clauri Greiner, Inovar Assesoria Contábeis S S Ltda ME, J L Comércio de Massas Ltda, Jayson Lopes Luz, Local Mart Comércio Varejista  de Gêneros Alimentícios, Marcelo Mauri Lopes, NFC Comércio de Alimentos, Núcleo de Recuperação e  Reabilitação de Vidas, Robson Marques Junior, Vinicius Martins Gascho.

“Há muito ainda por crescer, há muito por desenvolver neste setor. Mas estamos felizes em saber que de todos os estados, Santa Catarina é um dos que mais atuam com o espírito cooperativista”. – esclarece Francielli Romancini – Gestora da Sicredi Kobrasol.

“E além de dividir parte dos resultados com seus associados, em Assembléia, eles definem Valores para um Fundo Social visando auxiliar entidades na comunidade em que as Agências estão inseridas. E neste ano projetos da AAMHOR, Rotary e  outras entidades também foram contemplados. O que nos deixa ainda mais propensos a contribuir para o crescimento deste Cooperativismo que é muito social e integrador.” - declara Romualdo Leone Tiezerin – Presidente da AAMHOR.