Outubro Rosa no HRSJ

19/10/2021 17:44

O MOVIMENTO ROSA, direcionado à comunidade da Grande Florianópolis, já em sua segunda edição, promovido pela Sociedade Brasileira de Mastologia - Regional Santa Catarina (SBM/SC), tendo como principal foco a solução de um dos principais gargalos no diagnóstico do câncer de mama na região da Grande Florianópolis: a realização de biópsias para pacientes encaminhadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para o HRSJ - Hospital Regional Homero de Miranda Gomes, localizado em São José, beneficiando mulheres de 18 municípios, entre 1º de outubro deste ano e março de 2022. Além disso, será promovida uma campanha Estadual de conscientização sobre a importância dos cuidados preventivos.

A cada mês, estima-se que sejam atendidas aproximadamente 10 pacientes com necessidade de realizar a biópsia para diagnóstico de lesão suspeita de câncer de mama. Este número deve crescer devido ao menor número de atendimentos durante a pandemia de Covid-19.
O Hospital Regional de São José possui ambulatório na área de mastologia, com um atendimento estimado de 60 pacientes ao mês e é referência para os 18 municípios que serão atendidos pelo Movimento Rosa: Antônio Carlos, Biguaçu, Canelinha, Florianópolis, Garopaba, Governador Celso Ramos, Leoberto Leal, Major Gercino, Nova Trento, Palhoça, Paulo Lopes, Rancho Queimado, Santo Amaro da Imperatriz, São Bonifácio, São João Batista, São José, São Pedro de Alcântara e Tijucas. 

No lançamento da Campanha, Dr.Daywison Pauli Koerich - Diretor Geral do HRSJ recebeu dispositivo reutilizável de biópsia para realização de exames.

Parabéns a todos os envolvidos neste belo projeto, que tem inicio em outubro e vá até março de 2022.