Café de Aniversário da AAMHOR

03/07/2023

Foi um dia memorável! 

Pela manhã, as palhacinhas da AAMHOR saíram fazendo a alegria de pacientes e servidores. Foram espalhando alegria por cada cantinho das duas unidades hospitalares.

À tarde, antes do café, diretoria da entidade e voluntários prestigiaram a inauguração da revitalização do Solário, que foi reestruturado, para além de melhoria na sala GRSS - Gerenciamento de Resíduos de Serviço de Saúde, foi instalada mais duas salas: uma de ACOLHIMENTO aos pacientes e acompanhantes - que podem sair um pouco do quarto, assistir TV, conversar num ambiente mais arejado e próximo à Capela, com ar condicionado ou mais quente nos dias de chuva e frio, bem como foi inserida uma sala de CUIDADOS PALIATIVOS, com uso dos profissionais para conversar mais reservadamente com familiares sobre a situação de um paciente e orientação para que possa ter um atendimento mais apropriado em seus momentos de dificuldade e finalização de vida.

O ambiente pôde receber uma ajuda preciosa para sua remodelação, contando com o carinho da Designer de Interiores, Tatianna Silveira Bett, que projetou voluntáriamente, um espaço mais adequado e aconchegante. Há previsão ainda, de mais um espaço, que servirá para que pacientes possam receber visitas de crianças com menos de 12 anos. Todos os móveis foram doados pelas Lojas Koerich, que sempre estão presentes nas grandes obras da entidade.

O ambiente estava muito aconchegante, embalado pela suave música de Aquiles, em seu teclado. Aquiles tem 18 anos, também é outro voluntário. É autista, mas tocar para os pacientes, tem sido sua forma de mostrar seu talento para encantar as pessoas, que adoram quando ele vem em dias que sua mãe Lisa - que também é servidora na Emergência do Hospital REgional - pode trazê-lo. Inteligente, criativo, isto agora poderá ficar mais raro, porque ele ficou em terceiro lugar no Curso de TI da Ufsc. Mas pretende continuar sempre que possível, vir alegrar os pacientes com seu afinado teclado.

 Falaram sobre a ampliação do espaço, os médicos responsáveis pela Sala dos Cuidados Paliativos, pois há muito que esperam um espaço assim,  Diretores, médicos e demais envolvidos, conforme pode-se conhecer abaixo. Destaque para o depoimento de surpresa de Dinorá Santos Lemos - Chefe do Programa do GRSS -  Gerenciamento de Resíduos em Serviço de Saúde do HRSJ, que atua ali no Solário e é uma guerreira nesta área há mais de 10 anos. 


Logo depois, já na sede da AAMHOR, diante de dezenas de voluntários e convidados, a AAMHOR apresentou uma parceria com a entidade Geração da Chico, que faz um belo trabalho junto as crianças e jovens da favela Chico Mendes e estão lançando um projeto que visa dar trabalho e renda para os garotos, produzindo fraldas infantis e geriátricas. Eles estão divulgando para as pessoas comprarem as fraldas  e que possam ser doadas as entidades e hospitais que necessitam. Com isto a pessoa estará ajudando duas entidades e muitas pessoas. Iremos abordar este projeto com maiores detalhes futuramente. Mas todos podem informar-se melhor acessando o site https://www.projetogeracaodachico.com.br/nossas-acoes ou pelo fone 48 99999 5583. O Setor da Maternidade carece de muitas fraldas infantis, bem como o hospital em geral, com fraldas geriátricas, que agora podem ser adquiridas diretamente do projeto chamado INCLUSIVE, e assim, ajudar a todos os envolvidos.

Da esquerda para a direita, Arlindo Paulo Bunn - Diretor Financeiro da AAMHOR, Ana Karolina - Gestora do Projeto e Romualdo Leone Tiezerin - Presidente da AAMHOR.

Na sequência, e de surpresa, chegaram  no ambiente a galera do projeto SO RIA FLORIPA. É um grupo de voluntários que vai nos hospitais e asilos,  levar sua alegria e animação. São todos trabalhadores, então realizam a ação em finais de semana. A AAMHOR também firmou parceria, visando viabilizar o acesso do grupo aos dois hospitais que etende. 

Houve a assinatura de um Acordo de atividades com Luciana da Silva, a Coordenadora do Grupo e a festa seguiu animada depois da sua apresentação.

Na sequência a Diretoria  fez a entrega do SELO PARCEIRO AAMHOR para vários  apoiadores que realizaram seus agradecimentos abaixo:

Foi emocionante o depoimento de Milton Almeida, ao receber o SELO PARCEIRO AAMHOR, que no período da pandemia, ofereceu parceria para junto da AAMHOR, fossemos a luta, visando buscar recursos para comprar cilindros. Em em 2021, ele próprio teve necessidade do uso de cilindro, para vencer a  covid. E assim funciona a solidariedade: com reciprocidade, mesmo que ao doar voce não tenha a intenção de receber nada de volta, porque o ato de doar em si, já é uma enorme recompensa. Mas nunca se sabe se nao é  você que precisa lá na frente.

O selo tem como principal objetivo, reconhecer o carinho e  esforço de pessoas anônimas que doam-se para ajudar aos outros. Gratidão e reconhecimento é uma poderosa ferramenta de construir castelos de colaboração continuada. E é assim que o ciclo se retroalimenta. Mas sabemos que o que recebemos - mesmo sem esperar - é muito mais do o que doamos, quando isto é feito de coração. 

Ainda destacamos a proposta de nosso parceiro Sicredi, que desde a pandemia veio somar com a AAMHOR e sempre nos proporcionam recursos para adquirir cadeiras de rodas, reformas e ou insumos diversos através do Fundo Social do Sicredi e colocaram-se a disposição para realizar encontros gratuitos para ensinar sobre economia financeira para voluntários e servidores, o que deverá ocorrer em breve. Também um destaque para o depoimento da Delegada da Receita Federal do Brasil, a Delegada da Alfândega de Florianópolis Alessandra Padovani Matiel, pois as maiores obras estruturais que a AAMHOR tem realizado nas duas unidades hospitares, advém dos recursos do BAZAR, que este ano irá ocorrer no mesmo local de sempre. Nosso carinho também a todos que se manifestaram agradecendo o reconhecimento.

 Após a fala final do Presidente da AAMHOR, Romualdo Leone Tiezerin que, agradecendo a todos, convidou a saborearem o café da AAMHOR, mas antes, celebrado com um canto de parabéns puxado por membros da Diretoria.  Parabéns à AAMHOR  e a todos os seus voluntários, parceiros e unidades hospitalares. Mas principalmente a estes dois gigantes: Romualdo e Arlindo. Que desde a fundação estão ali, firmes e fortes e precisam de todo nosso apoio para continuarem com o trabalho desta linda organização. E claro, atrás de um grande homem sempre tem uma grande mulher. Nossos aplausos para a Raquel, que está sempre junto, trabalhando, coordenando, torcendo e FAZENDO o seu melhor. E aos membros da Diretoria e finalmente os VOLUNTÁRIOS, que no dia a dia é que levam este carinho para todos os pacientes e familiares. UNIÃO, ALEGRIA, ATITUDE é tudo.

Afinal, juntos somos mais fortes!