CEP - Comitê de Ética em Pesquisa
No Brasil, os Centros de Ética e Pesquisa, como os Comitês de Ética em Pesquisa (CEP) e os Comitês de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (CEPSH), avaliam diferentes tipos de pesquisa para garantir que sejam conduzidas de maneira ética e responsável. O CEP do Instituto de Cardiologia de Santa Catarina foi criado em Fevereiro de 1997 e já foram milhares de pesquisas avaliadas. Aqui estão alguns dos principais tipos de pesquisa:
Pesquisa com Seres Humanos
Inclui estudos que envolvem a participação direta de indivíduos, como ensaios clínicos, estudos observacionais, e pesquisas de opinião. Estes estudos são rigorosamente avaliados para garantir que os direitos, a dignidade e o bem-estar dos participantes sejam respeitados.
Pesquisa Clínica
Envolve a investigação de novos tratamentos, medicamentos ou intervenções em seres humanos. Esse tipo de pesquisa é especialmente rigoroso em termos de ética e segurança.
Pesquisa Epidemiológica
Estuda padrões, causas e efeitos de doenças em populações. Pode incluir estudos de corte, caso-controle e transversais.
Pesquisa com Dados Secundários
Envolve a análise de dados já coletados, como registros médicos, bancos de dados e estudos anteriores. Mesmo quando não há contato direto com participantes, é importante garantir que a privacidade e a confidencialidade sejam mantidas.
Pesquisa Social e Comportamental
Examina aspectos do comportamento humano e das interações sociais. Isso pode incluir estudos sobre psicologia, sociologia e antropologia.
Pesquisa em Ciências Básicas e Experimentais
Envolve investigações em laboratório que podem eventualmente levar a novos entendimentos sobre processos biológicos e médicos, com impacto indireto em seres humanos. aqui e comece a escrever.
Cada tipo de pesquisa é avaliado com base em diretrizes e normas éticas estabelecidas, como as da Resolução nº 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde (CNS) e a Resolução nº 510/2016, que orientam a pesquisa envolvendo seres humanos no Brasil. O objetivo principal é proteger os participantes e garantir a integridade científica do estudo.
O CEP do ICSC realiza reuniões mensais sempre na penúltima segunda-feira do mês para essas avaliações.
É enviado à CONEP (Comissão Nacional de Ética em Pesquisa) todos os finais de semestre, um relatório geral do comitê. No que diz respeito ao período de janeiro a junho de 2024, a duração média das reuniões foi de 90 minutos e o número médio de projetos avaliados por reunião foi de 21.
Neste primeiro semestre foram avaliados 127 projetos de pesquisa, sendo 22 pendentes, nenhum retirado, 06 não aprovados e 99 aprovados.
A estrutura do CEP é composta por 14 membros: sendo 1 médico, 4 enfermeiros, 1 profissional de educação física, 1 psicóloga, 1 farmacêutica, 1 nutricionista, 2 fisioterapeutas, 1 secretária e 2 representantes de participante de pesquisa (RPP), tendo caráter multi e transdisciplinar.
Membros do CEP/ICSC no primeiro semestre de 2024:
Debora Dutra Otoni Pereira – Psicóloga
Ana Paula Trombetta – Enfermeira
Cícero Augusto de Souza – Profissional de Educação Física
Jacqueline Marlene Gil Cúrcio - Enfermeira
Ana Flavia Gesser – Fisioterapeuta
Cladis Loren Klefer Moraes – Enfermeira
Thaís Alves Netto Antunes de Castro - Farmacêutica
Elaine da Silva Santos – Nutricionista
Claudia Thofehrn – Fisioterapeuta
Coordenador - Amandio Rampinelli – Médico
Vice – Coordenadora – Rosana Libano Alves Santos Ruzene – Enfermeira
Representantes de Participante de Pesquisa (RPP)
Maria Otília Bett Pagani
Tatyana Karin de Oliveira da Silva
Secretária
Ana Carolina de Araújo
Contato:
e.mail: treinamentoicsc@gmail.com - Fone (48) 3664-3016
NOTICIAS DO CEP
Quinto SIEPS
5º SIEPS – Simpósio Internacional de Ensino e Pesquisa em Saúde e 4º Workshop Café Virtual dos Comitês de Ética em Pesquisa
26/09/2024 – 28/09/2024 - 18:30 - 19:00 GMT-3
Este é um evento online
O avanço tecnológico tem trazido mudanças significativas para o ser humano, para a sociedade e, claro, a área da saúde não ficaria inerte a essas alterações. Atualmente já falamos sobre a quarta revolução industrial, digitalização, conectividade, máquinas ensinadas a pensar, telemedicina e cirurgias robóticas. Pensando que a pesquisa possui uma relevância em todas essas transformações, a 5ª edição do SIEPS abordará as implicações éticas nesse contexto de avanços. Uma programação muito bem estruturada terá como objetivo aprofundar debates concernentes aos desafios éticos enfrentados pelas pesquisas na saúde diante desse quadro de avanços tecnológicos tão velozes. Entendemos que não existe pesquisa sem boas práticas e, sobretudo, deve ter como alicerce o princípio fundamental: a melhor contribuição para a ciência e o seu avanço na saúde só é possível se todo cientista exercer sua profissão de maneira ética.
Dia de Análise de projetos
Mensalmente o grupo que analisa, encontra-se para avaliar os projetos enviados. Aqui o registro de alguns dos membros.