Dia do Cardiologista
No dia 14 de agosto comemora-se o Dia do Cardiologista. A data foi definida em 2007, visando ressaltar a importância do profissional na saúde da população, além de conscientizá-la a respeito dos cuidados para evitar problemas cardiovasculares.
Por que é comemorado o Dia do Cardiologista?
O Dia do Cardiologista é uma data comemorativa criada pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), em 2007. O objetivo dessa celebração é valorizar o profissional, mostrando a sociedade a relevância dos cuidados com a saúde do coração. Assim, o Dia do Cardiologista ajuda a promover a importância de procurar esse especialista para realizar uma consulta de rotina e exames preventivos.
Quais os principais exames realizados pelo cardiologista?
A ida ao cardiologista conta com uma avaliação de rotina, primordial para verificar a saúde do paciente. Para isso, o médico realizada a investigação do histórico médico e familiar, além de solicitar exames visando a identificação de alterações, doenças e disfunções. No Dia do Cardiologista, vamos conhecer os exames mais comuns na consulta desse profissional:
- eletrocardiograma: o exame visa avaliar o ritmo do coração, identificando distúrbios na condução elétrica, sobrecargas ou mesmo alterações no funcionamento;
- teste de esforço: também conhecido como teste ergométrico, o exame analisa o desempenho cardiovascular durante esforço físico;
- ecocardiograma: esse teste consiste em uma ultrassonografia para avaliar o tamanho do coração, a quantidade de sangue bombeado, espessura das paredes do órgão e movimento nas válvulas cardíacas;
- raio-x de tórax: o exame avalia a função pulmonar, aumento cardíaco e alongamento da aorta;
- exames de laboratório: os testes laboratoriais mais frequentes feitos pela coleta de sangue são os que avaliam níveis de colesterol, triglicérides e glicemia.
Quais condições podem provocar distúrbios cardíacos?
Quando a consulta ao cardiologista ocorre com frequência, o profissional pode identificar as alterações por meio de exames. Por isso, é fundamental manter visitas preventivas com esse profissional. Afinal, o diagnóstico precoce e acompanhamento adequada contribuem para a melhora das doenças cardíacas, promovendo a cura e aumento da qualidade de vida. As principais condições que provocam o surgimento de distúrbios cardíacos e devem ser avaliadas pelo cardiologista, são:
- hipertensão;
- diabetes;
- obesidade;
- sedentarismo;
- colesterol alto;
- tabagismo;
- estresse;
- distúrbios endócrinos;
- infecções;
- problemas renais.
Quais doenças o cardiologista pode identificar e tratar?
Quando o indivíduo apresenta um ou mais fatores de risco acima e se consulta de forma periódica com um cardiologista, é possível receber as orientações corretas para mudar hábitos de vida, auxiliando na diminuição de complicações cardíacas.
Além disso, os exames preventivos em um cardiologista evitam o desenvolvimento de patologias cardiovasculares e tratar. O infarto agudo do miocárdio, obstrução na artéria coronariana e bloqueia a passagem de sangue para o coração, é uma das condições evitadas com o acompanhamento.
Da mesma forma, o check-up médico com um cardiologista ajuda a identificar a arritmia cardíaca, alteração do ritmo dos batimentos cardíacos. Outro problema que pode ser evitado com uma consulta cardiológica é a insuficiência cardíaca, condição que impede o bombeamento adequado de sangue para outros órgãos. Conheça outros distúrbios que podem ser diagnosticados nos exames de rotina com uma cardiologista:
- angina – dor causada pela falta de oxigenação no órgão;
- aterosclerose – doença causada pelo acúmulo de gordura na parede dos vasos;
- cardiomiopatia – doença que causa alterações no coração;
- cardiopatia congênita – anormalidade na estrutura ou formação do coração durante desenvolvimento fetal;
- doença arterial periférica – problemas de circulação nas pernas;
- hipertensão;
- pericardite – infecção que afeta a membrana que envolve o coração;
- prolapso de válvula mitral – fechamento das válvulas do coração;
- sopro;
- taquicardia;
- tumores.
O Dia do Cardiologista permite relembrar a população a importância de manter consultas e exames de rotina com esse profissional. Assim, é possível avaliar importantes indicativos para a saúde. Desse modo, o profissional pode diagnosticar doenças precocemente, aumentando as chances de sucesso no tratamento.
O Instituto de Cardiologia de Santa Catarina - ICSC, é referência neste setor. Os profissionais desta área, tem muita entrega e dedicação no ciclo ambulatorial, diagnóstico, emergencial, terapêutico, reabilitação, atuando e melhorando os ritmos de cada "batida", não importando a complexidade!
Parabéns aos mais de 80 cardiologistas da entidade pela dedicação diária aos pacientes do ICSC. Na foto acima, estão apenas alguns destes profissionais. E em nome deles, parabenizamos todos os profissionais que cuidam do órgão do AMOR, com amor.