Junho Violeta
O Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) lançou a "Campanha Nacional de Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa: Fortalecendo as redes de proteção de direitos". A iniciativa faz partes das ações do Junho Violeta, mês de mobilização para a proteção das pessoas com 60 anos ou mais.
Entre as ações planejadas, a campanha vai abordar o Pacto Nacional de Implementação da Política de Direitos da Pessoa Idosa. O objetivo é oficializar a criação de conselhos de direitos e fundos municipais voltados ao segmento, além de capacitar conselheiros e fortalecer a rede de proteção de direitos.
"Mais de 33,6 mil casos de violência contra a pessoa idosa foram registrados pelo Disque 100 (Disque Direitos Humanos) apenas no primeiro semestre deste ano. São números como esses que justificam a criação de campanhas de conscientização.
Em 2006, a Organização das Nações Unidas (ONU) e a Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa instituíram o dia 15 de junho como Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa. Com a cor violeta como símbolo, durante o mês são realizadas ações por todo o mundo.